A UNICNEC e o Colégio Marquês de Herval se reuniram para realizar mais uma edição do CNEC Cidadania. O tema escolhido esse ano é Sustentabilidade, que segue o subtema “Preservar Agora é Acreditar no Futuro”. Os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Gestão Comercial e de Gestão EAD do Centro Universitário Cenecista de Osório escolheram o assunto: “Terra, Planeta Água”.

O objetivo é reforçar a importância de ações efetivas para redução dos fatores que degradam os recursos naturais. A prática foi coletar resíduos sólidos na orla da praia de Tramandaí/RS para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as praias livres desses resíduos. A coleta contou com a participação de acadêmicos dos cursos, egressos e da comunidade.

“Com a ação foi possível contribuir para a execução de práticas sustentáveis pela comunidade em geral, estimulando uma mudança de comportamento das pessoas, que passa pela sensibilização acerca de questões ambientais como a gestão correta de resíduos sólidos, e assim proporcionando uma sensação de bem-estar ao conviver em espaços naturais limpos e saudáveis”, salienta a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, profª Ms Thais Castro.

Os cursos técnicos do Colégio Marquês de Herval também participaram do projeto com a aferição de pressão e orientações sobre prevenção de doenças nos comerciários de Osório, em seus locais de trabalho. Nesta ação, os alunos decidiram privilegiar os comerciários devido à impossibilidade de participarem das ações de saúde, que normalmente ocorrem no Largo dos Estudantes, em horário de trabalho. A visita foi realizada em quatorze comércios, no centro da cidade, totalizando noventa e dois pessoas atendidas.

Houve também apresentação do Grupo Capoeira Brasil de Tramandaí, que é formado por alunos do projeto da ONG ABTP (Associação Beneficente Tudo Posso), cujo responsável é o professor Leandro Miranda. Distribuição de mudas de árvores; Sarau poético com alunos do EJA, da Escola Estadual Prudente de Moraes; e recolhimento de brinquedos e livros para doação às crianças carentes da região também foram parte da programação. O evento encerrou com um show musical, em frente ao Paradouro Ondas do Sul.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *