O tema do CNEC Cidadania 2018 inspirou alunos do Colégio Cenecista Vale do Rio Preto (RJ) a pensa o futuro por meio dos números. Baseados no título “Preservar Agora é Acreditar no Futuro”, professores instigaram os estudantes a criarem tangrans e frases com conceitos matemáticos coerentes que comprovem a necessidade de mudança de comportamento dos seres humanos em relação ao meio ambiente.

A atividade teve por objetivo despertar o senso crítico dos estudantes com relação à responsabilidade ambiental e fixar conceitos e termos matemáticos. O reforço aconteceu com a tarefa de criar uma maquete de cidade que levasse em conta o tema sustentabilidade, projetos de lei e viabilidade financeira.

As ações foram realizadas com materiais reciclados. Os estudantes também construíram brinquedos e murais com itens que seriam descartados. O objetivo foi favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética e planeta para garantir um ambiente sustentável.

No subtema ligado à alimentação, os estudantes pesquisaram sobre o risco da utilização dos agrotóxicos para a saúde, para a água e para a vida em geral. A partir dos estudos, os alunos confeccionaram materiais sobre alimentação saudável e debateram o uso de insumos para cozinhar.

As ações envolveram alunos da Educação Infantil a 3ª Série do Ensino Médio, pais, responsáveis e comunidade.

 

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *