A 4ª Edição do CNEC Cidadania no Centro Educacional Cenecista Professor Felipe Tiago Gomes trouxe um tema atual que vem preocupando toda a população mundial: Sustentabilidade. A escola se mobilizou com um único objetivo: desenvolver ações que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade. Alunos, professores, pais e colaboradores administrativos foram convidados a participar dos trabalhos.

Durante o evento, cinco projetos foram desenvolvidos: A natureza em foco da turma do 6º ano, que tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de cuidar da natureza; Plantar é preciso da turma do 8º ano, que elaboraram um jardim suspenso e promoveram o hábito do plantio na sociedade; Meio ambiente em foco da turma da 2ª série do E.M, que sensibilizou os estudantes sobre os problemas ocasionados pelos resíduos jogados nas praias; Reciclar, criar e transformar da turma do 5º ano, com soluções práticas para o grande problema do nosso planeta terra “o lixo”; Natividade, que utilizou o subtema “O reflorestamento com espécies nativas”, visando a necessidade de reflorestar.

A escola também realizou o projeto: Água como fonte permanente de vida: uma proposta de (Re) utilização, que teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da água e as consequências do desperdício, por meio do método de evaporação com água salobra ou suja. Depois das atividades, os trabalhos foram avaliados pelos Professores da Universidade Federal da Paraíba no CNEC Cidadania, onde duas equipes ficaram empatadas e foram campeãs. Os trabalhos serão submetidos ao V Talento Científico Jovem da Universidade Federal da Paraíba.

O evento também contou com a presença da polícia florestal, que apresentou as consequências do desmatamento e o impacto sofrido pelos animais. A SEMAM abrilhantou o evento, conscientizando os participantes quanto à importância de se preservar. No momento houve a prestação de serviço para comunidade com aferimento de pressão e verificação da glicemia.

A noite de debates contou com a participação da comunidade escolar. Entre os convidados estava um representante de pais (professor da Universidade Federal da Paraíba e Jornalista); um biólogo; uma representante da secretaria do meio ambiente do estado da Paraíba; um jornalista da TV Tambaú afiliada do SBT; um engenheiro ambiental (professor da Universidade Federal da Paraíba); representante dos professores (bióloga); e um geógrafo.

O tema foi brilhantemente e contou com os questionamentos dos pais, alunos e colaboradores da Instituição. No encerramento, foi lançada a Biografia do professor Felipe Tiago Gomes, onde foi lido um texto feito pela diretora da Instituição.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *