Os alunos do nono ano do Colégio Cenecista Castello Branco, em Itatiaia (RJ), montaram uma composteira como exemplo de sustentabilidade na quarta edição do CNEC Cidadania. O projeto foi feito em potes transparentes divididos em três câmaras: a base – coletora de chorume; no meio, a cama de minhocas; e, em cima, a câmara digestora.

As minhocas, de espécie californiana, foram coletadas no colégio. Os alunos trouxeram de casa restos de alimentos, cascas, verduras e frutas para alimentá-las. Os resíduos orgânicos foram colocados na parte superior e cobertos com folhas e serragens, onde as minhocas sobem da cama para a câmara digestora e comem os resíduos.

Os estudantes aprenderam que podem reutilizar as sobras de alimentos dando de comer às minhocas. Além de reaproveitar as cascas e talos de verduras e frutas.

No final desse processo na composteira, ainda poderá sobrar o chorume que será diluído em dez litros de água e usado como adubo para as plantações. A terra onde as minhocas defecam pode ser peneirada e usada como adubo orgânico. Os alunos aprenderam que  é possível reverter lixo orgânico em insumos para a nutrição de alimentos que servirão para consumo humano novamente.

 

Dicionário:

Composteira: Recipiente usado para verter resíduos orgânicos e assim poder reciclar.

Chorume: Gordura que exsuda da carne de um animal; banha, unto

 

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *